PROJETO DE EXTENSÃO I – GASTRONOMIA

R$55.00

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Description

CURSO:
CST EM GASTRONOMIA
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – GASTRONOMIA
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
 
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Gastronomia tem a finalidade de disseminar à sociedade os conhecimentos gerados no curso e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados mediante as articulações com a comunidade, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentem soluções e produtos para resolução de problemas diversificados, presentes no contexto social, e ao desenvolvimento locorregional, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas a história da alimentação e da gastronomia; gestão de pessoas em serviços de alimentos e bebidas; plano de negócios, custos e controles, marketing, promoção e vendas em serviços de alimentos e de bebidas; etc., possibilitando o desenvolvimento de competências técnicas e soft skills específicas.

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; Restaurantes; Hotéis; Pousadas; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs.

COMPETÊNCIAS:
I – Gerenciar e operacionalizar os custos das atividades de produções gastronômicas;

II – Planejar, organizar, executar e gerenciar serviços de alimentos e de bebidas em diversos segmentos de mercado;

III – Realizar pesquisas de mercado, de tendências e de inovações gastronômicas, utilizando os resultados no exercício profissional.

PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Gastronomia idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar na concepção, planejamento, gerenciamento e operacionalização de produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação. Coordenando e gerenciando pessoas de sua equipe. Planejando, elaborando e organizando projetos de fluxo de montagem de cozinha. Articulando e coordenando empreendimentos e negócios gastronômicos. Identificando novas perspectivas do mercado alimentício.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Planejamento e organização
Criatividade e inovação
Tomada de Decisão
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Gastronomia está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor voltados para área de alimentos, assim potencializando a geração de conhecimentos aplicados importantes na formação do egresso.
CONTEÚDOS:
I – História da alimentação e da gastronomia;

II – Gestão de pessoas em serviços de alimentos e bebidas;

III – Plano de negócios, custos e controles, marketing, promoção e vendas em serviços de alimentos e de bebidas.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CASCUDO, Luís da Câmara. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2016.

CHESSER, Jerald W.; CULLEN, Noel C. Gestão em serviços de alimentação : liderança e desenvolvimento de recursos humanos para a gastronomia. 5. ed. Barueri, SP : Manole, 2016.

CARNEIRO, Elisabete Silva; REIMER, Verena. Administração aplicada à gastronomia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.

 

 

Additional information

PROJETO

EXCLUSIVO, COPIA

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